Quando vamos a um lugar novo queremos saber quais são as suas atrações, certo? Os ruinpubs (bares de ruína, em português) são atrações de Budapeste. Tão relevantes para a cidade como a Catedral de São Estevão ou os Banhos Termais, esses bares valem a visita mesmo que você não beba e nem goste tanto assim de música.

Os ruinpubs são descontraídos, despretensiosos, verdadeiros paraísos culturais…

Depois da Segunda Guerra Mundial, o bairro dos judeus ficou meio vazio né… porque boa parte de seus habitantes havia sido enviada para os campos de concentração. As casas ficaram lá abandonadas e mal acabadas, até que em 2001 por esses casarões começaram a acontecer alguns shows e exposições… E o lugar foi se reanimando de novo… Aqueles prédios, antes sem vida, foram decorados do jeito que dava, sem muito investimento e viraram os bares de ruína. E surgiu um bar, que fez sucesso, depois surgiu outro e outro e assim foi.

Normalmente os ruinpubs ficam abertos o dia todo… não digo 24h por dia, mas tipo das 16h as 6h da manhã.

Por favor, independente da sua idade, religião, ressaca, tempo ou cansaço, não deixe de visitar pelo menos um desses bares em Budapeste. Entre para pelo menos conhecer, se você não gostar você cai fora… é uma espécie única de bar no mundo!

Aqui vão duas dicas imperdíveis de Bares de Ruína em Budapeste. Infelizmente tive pouco tempo e só pude conhecer um desses bares, o Instant. Não é um lugar que sentaria durante 5 dias da semana, porque é um lugar com som alto e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas amei ter conhecido e me senti um pouquinho mais dentro de Budapeste.

Szimpla Kert

O Szimpla Kert fica em uma das ruas mais movimentadas do centro de Budapeste e, aberto em 2002, dizem que é o pioneiro dos bares de ruínas. Ali dentro você dar de cara com uma decoração pra lá de inusitada… eletrônicos se misturam a brinquedos, bicicletas… e por aí vai… até onde a imaginação permitiu.  Por lá você poderá assistir a shows, curtir uma música eletrônica, papear, ver um filme… é como um complexo cultural. O Szimpa Kert é provavelmente o maior e o mais conhecido bar de ruína da cidade.

Por ali também tem um café e restaurante além das pistas e etc.

(foto de Szimpla Kert)

(foto de Szimpla Kert)

Ruin Pub Szimpla Kert Budapest

(foto de Szimpla Kert

Aos domingos, 9h às 14h, rola uma feira de produtinhos orgânicos por lá. Tão vendo… Não foi à toa que, em 2012, a Lonely Planer escolheu o Szimpla Kert como o terceiro melhor bar do mundo.

Onde Fica? 1075 Budapest, Kazinczy utca 14. – próximo do metrô Astoria

Site Oficial: http://www.szimpla.hu/

 

Instant

Esse bar ocupa um prédio inteiro e possui diversos ambientes e pelo menos 4 pistas de dança. Um lugar com uma decoração muito louca, cada ambiente possui uma decoração, aliás, acho que cada ambiente possui umas 3 decorações diferentes, tudo meio psicodélico. Você vai encontrar todo o tipo de música por ali. O hotel Four Seasons recomenda este Ruin Pub para quem vai à Budapeste. O lugar, assim como o Szimpla Kert fica aberto até tarde da noite. Ou seria melhor dizer que a noite encerra na manhã seguinte?

Ruib Pub Instant Budapest

Instant – Essa quase coruja fica sobre a pista do ambiente principal.

Ruin Pub Instant Budapest 3

(foto de Instant)

Esse foi o Ruinpub que escolhi conhecer e não me arrependi. O lugar é meio um labirinto, achei meio louco, como se eu estivesse em um sonho.

Onde Fica? 1065 Budapest, Nagymező utca 38. – entre o metrô Opera e Oktogon

Site Oficial: http://www.instant.co.hu/