Vamos ao nosso segundo relato da nossa viagem… Nosso segundo dia em Buenos Aires.

Acordamos e fizemos nosso câmbio na rua Florida (post sobre câmbio aqui) – 1 real por 5,50 pesos no câmbio paralelo. Depois,fomos caminhando até a Plaza de Mayo. No caminho, algumas paradas nas FarmaCity que encontramos. Eu sou viciada em produtinho de beleza BBB e em Buenos Aires isso acaba sendo uma tentação. E essa rede de farmácias tem uma filial em tudo quanto é canto da city. Então, dica n. 1 câmbio BBB e dica n. 2, Farmacity, ok?

Buenos Aires Farmacity

Depois de uns 15 minutos de caminhada + uma meia hora de Farmacity chegamos na Plaza de Mayo, bem no coração da cidade.

Plaza de Mayo

Buenos Aires Plaza de Mayo

Começamos o passeio pela Catedral Metropolitana de Buenos Aires (na esquina das ruas San Martín e Rivadavia). Essa construção, iniciada de forma modesta no século XVI, foi refeita várias vezes. Atualmente conserva a nave e o domo do século XVIII e a fachada neoclássica. O interior com decoração entre renascentista e barroca, guarda estátuas valiosas do século XVIII.

Nessa igreja está o impressionante túmulo do general José de San Martín, libertador argentino responsável por ações que contribuíram decisivamente para a independência da Argentina, do Chile e do Peru.

Buenos Aires Catedral Plaza de Mayo

Buenos Aires Catedral

Buenos Aires Cartedral

Buenos Aires Cartedral

Atravessando a rua estamos na Plaza de Mayo, um marco do centro histórico de Buenos Aires. Convergem dessa praça as principais avenidas da cidade. A praça foi e continua sendo palco de importantes manifestações políticas da nação argentina, ali se concentram grevistas permanentes, além do encontro das mães de maio, criado em 1977, que acontece atualmente todas as quintas feiras, a partir das 15h, quando lembram o desaparecimento de seus filhos na ditadura militar de 1976 a 1985.

Buenos Aires Plaza de Mayo

Pirâmide de Maio, construída na forma atual em 1856

Casa Rosada

Erguida à frente da Plaza de Mayo, a Casa Rosada é a sede do poder da República Argentina. Sua arquitetura mistura estilos de inspiração italiana e francesa e foi inaugurada em 1898. Acima do arco central da entrada, do lado direito, está o balcão onde muitos governantes fizeram discursos, entre eles Juan Domingo Peron e sua esposa Evita.

Buenos Aires Buenos Aires

Buenos Aires Casa Rosada

Aos sábados, domingos e feriados a Casa Rosada é aberta para visita guiada e gratuita e o público tem a oportunidade de apreciar o requinte do interior do palácio. Mais informações aqui.

Almoço no Hotel Faena

Depois de mil cliques e selfies por ali, fomos a pé ao Hotel Faena, para almoçar no restaurante El Mercado. Comentaremos sobre esse hotel e esse restaurante em um post exclusivo. Dali até o Faena foram uns 20 minutos de caminhada, passeando do Centro ao Puerto Madero. Devagar e sempre, foi um passeio gostoso de fazer.

Só para deixar um gostinho de quero mais aqui vão algumas fotos do almoço no hotel. O lugar é todo lindo, mas me apaixonei mesmo pela piscina.

Buenos Aire Hotel Faena

Buenos Aires Hotel Faena

Finalizado o almoço, caminhamos um pouco pelas margens do Rio da Prata, paralelamente à Rua Alícia Moreau, tipo um calçadão em Puerto Madero, onde existem muitos bares e restaurantes, especialmente de parrillas. Duas sugestões para comer nessa rua são o Cabaña Las Lilas e o Siga la Vaca.

Buenos Aires Puerto Madero

Como não conseguiríamos comer de novo, seguimos num táxi para o bairro de La Boca.

Caminito

Chegando em La Boca, mais especificamente em Caminito, a impressão é que resto da cidade fica preto e branca depois de estar ali. ADORO aquele colorido!

Buenos Aires Caminito

As casas coloridas, símbolo dessa área, foram construídas por imigrantes italianos que aproveitaram sucatas e restos de tinta do vizinho porto. Caminito foi assim denominada em 1950 pelo pintor Boca Quintella, que decidiu restaurar esse local. O nome é referência ao famoso tango, gravado em 1926.

BUenos Aires Caminito

Paralela à Caminito (justamente a rua do lado esquerdo da penúltima foto do post), percorremos a Rua Magallanes. Ali tem várias galerias com lojas de souveniers e artigos de couro e restaurantes com exibição de tango em plena tarde. Recomendamos a loja Punto Caminito, fomos muito bem atendidos ali e os preços são ótimos! Ela fica na Rua Magallanes, 830. Para terminar o dia, brindamos com uma Quilmes e #partiucama.

——————————————–

Para mais informações sobre os lugares do post sai clicando nos nominhos em laranja, ok? Inclusive nos endereços que vão te redirecionar pro GoogleMaps. 😉