Último dia, fizemos check out no Hotel e deixamos as malas no guarda volumes porque nosso voo só sairia à noite, então ainda tínhamos um dia todo em Buenos. Saímos pela Calle Florida.

Museu Nacional Belas Artes – MNBA

Após algumas comprinhas, pegamos um táxi até o Museu Nacional de Belas Artes, que fica na Recoleta. Já falamos do MNBA aqui. É um museu lindo, gratuito e com obras clássicas renomadas de Monet, Manet, Rodin e outros. Vale muito a visita. Não é um museu gigante como estamos acostumados a visitar na Europa, então não precisa de um dia todo e não é cansativo!

Buenos Aires MNBA

Buenos Aires MNBA

Se tiver tempo combine um passeio ao MNBA com o Cemitério da Recoleta. Apesar de ser um cemitério, o lugar é bem bonito. Em seus quase seis hectares estão sepultados heróis da Independência Argentina, presidentes da República, militares, cientistas e artistas como Eva Perón, Adolfo Bioy Casares e Facundo Quiroga.

Onde Fica o MNBA? Avenida Del Libertador, 1473, Buenos Aires.

Onde Fica o Cemitério da Recoleta? Junín, 1760, Buenos Aires.

Café Tortoni

Saímos do museu e uma chuva ameaçava a cair, achamos um táxi em 30 segundos e fomos ao famoso Café Tortoni. Pegamos muita, mas muita chuva no caminho, com direito a granizo e tudo mais.

Esperamos uns 10 minutos por uma mesa. DETESTO esperar. Sei que ninguém gosta, mas eu não me admito esperar em uma fila quando tem tanta opção de lugar delicioso pra conhecer. Enfim, mas estava chovendo, não havia muito como sair dali e tinham tipo 3 pessoas na nossa frente apenas.

Buenos Aires Café Tortoni (3)

Não é incomum pessoas contatem que esperaram tipo 1h pra entrar no Café Tortoni. Apesar de ser praticamente um monumento, o lugar ser histórico e lindo, eu não acho que valha a espera. Mas faça o seguinte… reserve ou tente ir, se a fila não estiver muito grande, espere, porque ela anda rápido. Pelo que pude perceber eles só deixam você entrar quando sua mesa estiver prontinha para te receber. Ou seja, as vezes tem gente pagando uma conta, ou simplesmente a mesa ainda não fora limpa. Pergunte a estimativa de espera para a pessoa que estiver na porta organizando as esperas e faça sua escolha.

Buenos Aires Café Tortoni

O lugar é super charmoso e o atendimento é bom, nada mega atencioso, mas ágil e eficiente. Como se pode imaginar não é um lugar BBB, como em todo lugar turístico, mas a comida é boa. Não é simplesmente uma exploração ou esquema engana-turista. Costumo fugir dessas pegadinhas pra turista ver, mas o Café Tortoni é aquele passeio que vale tanto para o turista comum, quanto pro viajante informado, quanto para o local.

O Café Tortoni o mais antigo café em funcionamento em Buenos Aires. Foi inaugurado em 1858, na esquina das ruas Rivadavia e Esmeralda. Em 1880 passou a ocupar o endereço atual. Seu estilo arquitetônico é art nouveau e conserva no seus salões muitos dos móveis e objetos de decoração originais.

No início do século XX o Café Tortoni era frequentado por artista e intelectuais, entre eles Arthur Rubinstein, Luigi Pirandelo, Carlos Gardel e Federico Garcia Lorca. A versão mais provável sobre a origem do nome Café Tortoni é de uma homenagem do primeiro dono, um imigrante francês, ao estabelecimento assim denominado que funcionou em Paris até 1893 e era ponto de encontro dos representantes da elite cultural parisiense.

 No Menu de lá vocês encontrarão sanduíches, saladas, pizzas, tábua de frios, carnes e acompanhamento, sorvetes, churros, panquecas de doce de leite…

Experimentamos pizza e hambúrguer no pão francês. Se estiver no clima, não deixe de provar o Chocolate Quente com Churros, um clássico de lá.

Buenos Aires Café Tortoni

Brinde em Família!

Buenos Aires Café Tortoni

Lanche da Tarde regado à Cerveja Patagônia! Delícia!

De sobremesa pedimos uma torta gelada de Tiramisù, que não me apeteceu muito, não é que estivesse ruim, simplesmente não era Tiramisù. Aliás, se quiserem aprender o verdadeiro Tiramisú, quando estive em Florença aprendi a fazê-lo nas aulas de culinária, a receita está aqui.

Buenos Aires Café Tortoni

Sobremesa – Torta de Tiramisù

Enfim, é um lugar para café da manhã, almoço ou lanche da tarde. Em qualquer horário do dia o Café Tortoni estará cheio.

Show de tango no Café Tortoni

De segunda a sexta-feira, na sala chamada Bodega, dentro do Café Tortoni, há apresentação de tango em duas sessões: às 20h30min e às 22h30min. Para assistir é bom reservar com antecedência. Não vi essas apresentações, mas dizem que vale super a pena. Telefone para reserva: 54 11 4342 4328

Onde fica? Avenida de Mayo, 825 (a poucos metros da Plaza de Mayo)

Como chegar? Metrô: Linha A, Estação Piedras

Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo das 8h às 3h

Fim de Viagem – Ida ao Aeroporto.

Fim de viagem, passamos no Café Havanna pra comprar doce de leite e alfajores pra levar pra casa e partiu aeroporto.

Nosso voo partia do Aeroporto Aeroparque, menor do que o Ezeiza, mas fica dentro da cidade. Pegamos uma táxi com muita dificuldade porque chovia muito e os táxis estavam demorando séculos pra chegar no hotel, mas deu tudo certo. Para saber como chegar do Aeroporto (seja do Aeroparque, seja do Ezeiza) ao centro e vice versa, clique aqui.