Você quer economizar muito (muito mesmo!) e ficar num hotel bacana? Semana passada falamos do Hotwireaqui. Lá falei da existência do Priceline. Hoje voltei aqui pra falar dele, conforme prometido.

Explicando, tanto o Hotwire quanto o Priceline são sites para reserva de hotel em tudo quanto é canto do mundo. Ambos com possibilidade de reserva “aberta” como o booking.com e hoteis.com e com reserva no “escuro”, onde você paga e só depois fica sabendo que hotel você ficará. Don’t Panic porque daremos todas as dicas para você conseguir (ou quase) desvendar qual hotel você ficará… Continue a leitura, por favor, não desiste ainda não!

É essa reserva no escuro que nos interessa, pois ela é que nos traz os grandes descontos. Como explicamos no post do Hotwire lá você escolhe a área da cidade e quantas estrelas, citamos, como exemplo, o passo a passo de uma reserva em Nova Iorque. Para o Priceline usaremos um exemplo real de Amsterdam.

O Priceline é um pouco mais complicado de usar, mas é mais agressivo nas ofertas. O Priceline possui 3 formas de compra: uma aberta e duas no escuro. Uma das compras no escuro é igual a do Hotwire e é chamada de Express Deal… o Hotel já está lá, você só não sabe qual o nome, você pode ver a nota do Tripadvisor, as especificações do hotel (ameneties), a nota da avaliação de outros usuários e as vezes até receber uma dica de “o último usuário recebeu o hotel X”. Nessa oferta você vai poupar mais ou menos uns 50% .

Com a outra modalidade no escuro (Name Your Own Price) você pode poupar mais de 80%. É sério isso. Não é pegadinha… e vou provar pra vocês.

Passo a Passo – Como reservar no Priceline – Exemplo: Amsterdam no Ano Novo

Escolhemos uma data complicada só pra dar uma noção de como o negócio não é pegadinha, ok!? Vamos lá. Datas 30/12/2014 a 03/01/2015:

Priceline reserva hotel 1

Veja o que nos apareceu… Uma lista de compra aberta (List View). Escolhi Euro como moeda e refinei a busca para a área central e para hotéis 4 estrelas até 175 euros/diária.

Priceline list view

Como essas ofertas ainda não são as mais vantajosas continuo a minha busca. Vamos à lista da aba da direita (Express Deal) – compra no escuro. Essa função é igual ao Hotwire, se for reservar nessa modalidade acho que o Hotwire é um pouco mais vantajoso pelo preço (pouquíssima diferença) e pela divisão de áreas nas cidades. Aqui também refinei a busca para hotel 4 estrelas na região central (City Centre). Ele me dá uma opção só de hotel. Por 75 euros a diária e me diz que estou economizando 55%. Ali você pode clicar na oferta e conferir os serviços e mais detalhes/dicas do hotel.

Priceline Express Deal 3

Como essa ainda não é a opção mais vantajosa eu continuarei para a próxima opção. A opção da aba do meio: Name Your Own Price. Aqui você participará de uma espécie de leilão. Não, você não concorre com outras pessoas, mas apenas com o Priceline.

Acredite, ele tem um valor mínimo para um hotel e é melhor do que a oferta do Express Deal (55% de desconto no nosso caso). É possível economizar mais que no Hotwire ou que no Priceline, na modalidade Express Deal.

Vamos ao que interessa. Abra a aba Name Your Own Price, escolha sua região (sugestão em Amsterdam: City Centre – área 3 – marcada em verde no mapa) e a categoria de estrelas (nosso caso 4 estrelas).

Priceline Name Yor Own Price 3

Ahh, detalhe, quando você escolhe 4 estrelas ele supões que você também aceitaria ficar num hotel 5 estrelas, ok? Então se você marcar 3 estrelas, por exemplo, eles analisarão sua oferta para um 3, 4 ou 5 estrelas. Continuando, até aqui tudo meio igual ao Hotwire né!? Agora começam as mudanças. Dê o seu lance (confira a moeda, gosto de lançar na moeda do país, no caso, Euro). O Express Deal disse que tem um hotel 4 estrelas naquela região por 75 euros, eu quero uma oferta melhor… então vou começar a ofertar o mínimo possível. Vamos começar a brincadeira com 55 euros e clique em Preview Offer.

Priceline Name Yor Own Price 4

Verifique sua oferta, marque o final da página com a sua inicial e clique em continue. Após preencha os dados pessoais e de pagamento (atenção eles exigem que a pessoa em nome de quem está a reserva esteja no check in e que o cartão de crédito do pagamento também).

Priceline Request  5

Outro atenção. Depois de preencher esses dados e dar OK se o lance for aceito o pagamento será automaticamente e imediatamente debitado no seu cartão. Ou seja, não dê vários lances para regiões e categorias de hotel diferente, se mais de uma oferta for aceita você pagará por elas.

Faça um lance de cada vez. Espere eles negarem para fazer novo lance. A reserva não é reembolsável e você também não poderá modificar o hotel ou datas (apesar de ter lido casos de cancelamento/alteração após muita muita conversa com o Hotel e com o Priceline).

Bom, eu dei OK para o meu lance de 55 euros e FAIL (droga!)! :( Na mesma hora recebi a informação de que meu lance não era suficiente. Se você quiser dar outro lance IMEDIATAMENTE, o próprio Priceline diz o que fazer. No nosso exemplo ele pediu pra eu subir a oferta e (esse “e” é importante) mudar a região ou a categoria de estrelas. Ele não aceitaria que eu mudasse apenas o valor. Então, eu, que não estava me aguentando, subi a oferta para 60 euros e acrescentei uma região e também não aceitaram.

Priceline Name Yor Own Price 6

Não queria mais mudar a região e nem a categoria de estrelas. Então parei de jogar momentaneamente. Após 24h do seu lance você pode lançar novamente modificando apenas o preço. Então, no dia seguinte, mantive as 4 estrelas, escolhi a região que mais me agradava (City Centre) e mandei 65 euros e tcharam! Aceitaram! :)

O Hotel recebido era exatamente o esperado, o Moevenpick conforme as nossas pesquisas – confirmação vai no seu email:

Priceline Confirmation 7

Vale a pena?

Bom gente… eu gosto de saber que to na vantagem, gosto de preparar viagem, gosto de pagar pouco e gosto de ficar em lugar legal. Pra mim vale a pena.

Pontos negativos:

  • Dá trabalho (diferente do serviço de uma agência de turismo, por exemplo), você precisa conhecer o lugar que vai ficar e pesquisar muit0. Eu não ligo para o trabalho, muito pelo contrário. Repito: VOCÊ PRECISA CONHECER A CIDADE QUE VAI SE HOSPEDAR PARA ESCOLHER UMA BOA ÁREA.
  • Não é reembolsável/alterável – portanto, você deve ter certeza que irá viajar.
  • Para cidades pequenas (menos movimento) as áreas (regiões) são muito amplas, ou seja, a cidade não possui inúmeras opções de escolha de localização, o que diminui as chances de você se hospedar num hotel bem localizado.
  • Você não sabe com 100% de certeza qual hotel receberá, mas estudando dá pra dar uns bons palpites (explico melhor adiante).
  • O quarto deverá ser para 2 pessoas apenas (diferente do hotwire, onde dá para pesquisar quarto para 3 pessoas).
  • A cobrança é imediata. Muitas vezes numa agência ou em outros sites você pode parcelar a reserva ou até mesmo pagar apenas quando estiver no destino.
  • Não há café da manhã incluso (a não ser que informe isto nas suas especificações – hotéis com 3 ou menos estrelas tem mais chances de oferecer café da manhã).
  • Cobrança em moeda estrangeira. Você fica sujeito ao câmbio da moeda na data de fechamento do seu cartão e haverá cobrança de IOF (+6,25%).

Pontos Positivos:

  • Você acaba conhecendo o mapa da cidade antes de ir, o que facilita muito a locomoção durante a viagem.
  • É uma aventura gostosa.
  • Até hoje não ouvi relatos de gente absurdamente insatisfeita. No máximo… esperava um hotel melhor, mas ok.
  • Você economiza muito… tipo… muito mesmo. No nosso exemplo, Amsterdam, no Ano Novo, na região escolhida, dificilmente você encontrará um quarto duplo por 65 euros + taxas, seja em bed and breakfast, seja em hotel simples, seja até em albergue. Os quartos, por mais simples que fossem custarão de 150 euros pra mais. Com o Priceline você garantiria um hotel 4 estrelas, com uma linda vista para Amsterdam com economia de até 80%. Sim, se duvida pode entrar no site do hotel ou outro site de reserva e fazer as simulações.
  • Você pode dar um upgrade na sua hospedagem, você tem grana para um 3 estrelas, mas se usar o Priceline pode ficar num 4 ou até 5 estrelas pelo mesmo preço.

Para tentar ou até DESCOBRIR seu Hotel:

Não há como saber exatamente, porque a parceria do site com os hotéis é para uma oferta no escuro mesmo… Mas há algumas maneiras de tentar desvendar as possibilidades de hotel. 

Para Express Deals:

Você tem uma Oferta Express Deal na tela e quer descobrir que hotel é? Abra uma nova janela da internet e entre no Priceline, inicie uma consulta  para a cidade que deseja, para a data que deseja.. Vão aparecer opções de compra aberta, com nome do hotel, nota do hotel e preço. Analise a lista refinando pela região e categoria de estrelas que escolheu na busca Express Deal. Procure por hotéis com a mesma nota (avaliação) e preço cheio igual ou próximo do Hotel da Express Deal.

Pegadinha do Malandro: As vezes eles mudam a região da lista aberta pra dar uma enganada, mas se você já está pesquisando a cidade perceberá isso.

Para qualquer Oferta (Express Deal ou Name Your Own Price):

Entre no site do betterbidding (em inglês). Que nada mais é do que um fórum de discussões sobre o Hotwire e o Priceline. O site é alimentado por experiências reais de usuários dos dois sites. Eles informam que lances foram aceitos para cada cidade em determinada época.

***Para reservar no Priceline clique aqui. Boa sorte!