Já falei dos Mercados San Miguel e San Antón, ambos em Madri. Hoje chegou a vez de falar de um outro mercado, o Mercato Centrale di San Lorenzo, também conhecido simplesmente por Mercato San Lorenzo, em Florença.

Mercado Central San Lorenzo

Mercado Central San Lorenzo

Mercato Centrale di San Lorenzo é bem central, fica perto da Basílica de San Lorenzo, que foi a primeira de Firenze e da Cappelle Medice.

O mercado existe a 140 anos, mas esse ano ele se renovou.

O primeiro andar é um mercado tradicional com produtos frescos italianos. O segundo andar é a novidade, foi inaugurado em abril deste ano, ficou lindo e to sofrendo por não estar lá. No novo segundo andar, há um espaço com mesas coletivas e um restaurante, uma pizzaria, um lounge bar, uma casa de massas, salumeria, açougue, floricultura, livraria, gelateria, padaria, confeitaria, loja de queijos e até uma escola de culinária. Ou seja, você vai encontrar o que procura por lá.

Inclusive, no novo andar, tem até uma mini loja da Eataly, já falei da Eataly aqui e aqui no Blog e uma loja do Fiorentina (time de futebol de Florença).

Mercado Central San Lorenzo

Mercado Central San Lorenzo

Mercado Central San Lorenzo 16

Mercado Central San Lorenzo

Massa fresca!

Mercado Central San Lorenzo

Balcão de Degustação de Vinho

A Toscana é um ótimo lugar para alugar apartamento, fazer compras no mercado e cozinhar em casa. Espero que você tenha tempo de fazer isso algum dia da sua viagem. Claro, se você gostar de cozinhar, né!! O Mercado San Lorenzo encontrarão muuiiita coisa com ótima qualidade e bom preço. Fora que você vai circulando e provando as delícias do mercado né?

Fora do Mercado San Lorenzo você verá um Mercado de Rua com o mesmo nome, não sei se foi o dia, mas não curti essa feirinha não… Os vendedores são, em sua grande maioria, estrangeiros (inclusive brasileiros) e vendem produtos que não aparentam autenticidade… até porque a cada 2 barraquinhas você encontra os mesmos produtos sendo repetidamente oferecidos insistentemente a quem passa.

Não deixe de provar o “Lampredotto“, no Nerbone (primeiro andar). Confesso que não tive coragem no dia que fui porque no recheio vai tripa, mas depois acabei provando este alimento típico da Toscana no meu aniversário no Cibrèo – clique no nome para acessar o post sobre o imperdível Cibrèo. No final das contas, não gostei mesmo, mas sou super a favor de experimentar. Minha mãe gostou.

Mercado Central San Lorenzo

Ahhhhh Burrata verdadeiramente italiana! Não tem igual!

Ahhhh, já ia esquecendo da cerejinha do bolo: Wi-Fi gratuito disponível!

Mercato Centrale di Firenze – San Lorenzo

Horario de funcionamento: 
Primeiro andar: de segunda a sexta de 7h às 14h; aos sábados das 7h às 17h, fechado aos domingos e feriados.
Segundo andar: todos os dias das 10 as 00:00
Onde Fica? Piazza del Mercato Centrale 50123 Firenze
 
(fotos de Mercato Centrale di Firenze – Mercato San Lorenzo)