Esse post dá água na boca só de lembrar! Falar sobre onde comer em Istambul é uma tarefa difícil, mas fica aqui a minha lista dos preferidos, que não está em ordem de preferência, ok?

1. Sunset

O Sunset foi o primeiro restaurante que visitamos na viagem por Istambul. Reservamos o restaurante ainda no Brasil e aconselho a fazer o mesmo. Conseguímos uma mesa com uma vista privilegiada, foi ótimo!

Sunset Istambul

A vista do lugar é linda, dali se vê o Bósforo e a ponte que leva o seu nome. Fiquei na parte de dentro e as paredes de vidro permitem uma vista linda onde quer que você esteja no restaurante. Era inverno e não aguentaria sentar do lado de fora, mas no verão eles montam mesas na varanda, lugar que iria facilmente para curtir o dia ou o clima. Lindo!

Sunset Istambul

Foto de Sunset

Sunset Istambul

Foto de Sunset – A varanda fica linda assim nos dias sem frio e chuva!

É um lugar para uma refeição elegante. O menu te dá opções de culinária internacional pra agradar gregos, brazucas e troianos. Não vou me estender nas opções porque senão vocês não vão aguentar ler o post que eu sei. Só digo que tudo que eu comi estava divino. Para verem o Menu, cliquem aqui.

O atendimento foi ótimo, tinha sempre alguém por perto pra tirar uma dúvida, repor a taça de vinho vazia e coisas do gênero.

Já tinha ouvido falar do 360 e do Reina que são tão classudos quando o Sunset. Várias pessoas que conhecem Istambul, inclusive minha amiga que mora lá, disseram que dos 3 a melhor opção era o Sunset.

Junto ao restaurante fica a balada do Sunset e, por termos jantado ali, tivemos livre acesso… Foi uma piada de balada. Era um sábado a noite, deveria ser a melhor noite, não sei se aquela era a melhor noite do lugar, mas o lugar me pareceu bizarro. Tinha um tiozão (mesmo) com uma moça que era visivelmente contratada que dançava explicitamente pra ele com direito a caras e bocas. Tinha um outro rapaz até que bonitinho aguardando 3 amigas se decidirem qual ficaria com ele. Tinham uns grupos de gente esquisita, outros de bacanas… tudo ali misturado ao som de balada velha. Parecia algo bemmmm fim de noite. Não curti a balada e não pagaria para entrar nela.

O que foi tão ruim quanto a balada foi ter deixado uns R$600,00 por lá. Preparem o bolso!

Onde fica? Kuruçeşme Mh., Yol Sk No:2, Istanbul, Turquia

Telefone:+90 212 287 0357

Horários: 12h-15h – almoço / 19h-00h – jantar

2. Saray Café e Restaurante

Recomendo esse local para comer uma sobremesa ou um café da manhã. O Saray que eu fui fica pertinho do próximo restaurante, então dá até pra você combinar os dois. Porque gordice em viagem nunca é demais. Essa é a uma das redes de restaurantes que mais cresce na Turquia, existe desde 1935 e é um café super tradicional em Istambul. Quando digo tradicional não digo necessariamente requintado, ok? O lugar é enorme, aconchegante, mas nada de pompa. Os turcos amam esse lugar.

Saray Istambul

Doces Turcos

Por ali, vá até o balcão paquere tudo que estiver ali na vitrine e escolha. O lugar é especialista em doces turcos! Minha amiga da Turquia fez a nossa escolha: um doce de frango. Sim… tava tudo ótimo no doce, até eu descobrir que era de frango, então fiquei com uma certa aflição. Mas vale a pena experimentar. Diz ela que é um dos carros chefes da casa e que é super normal por lá. hehehe

Saray Istambul

Você também pode tentar um doce de arroz e um folheado de pistache. Foi ótimo parar ali naquele dia. Estava chovendo e nevando ao mesmo tempo… Eu estava morrendo de frio. Tomar um çay (lê-se tchai e significa chá em turco) e um docinho foi tipo ganhar um cobertor! Uma delícia de lugar e super fácil de combinar com um passeio por Sultahmet.

Quero voltar pra tomar um café da manhã ali. Vejam o Menu aqui.

Onde Fica? Tem em vários lugares da cidade, o mais conhecido fica na Istiklal Cd. No: 173 Beyoglu, Istambul, Turquia, mas a que fomos fica perto da Mesquisa Azul:

Site Oficial: http://www.saraymuhallebicisi.com/#_=_  – em turco

3. Hamdi

Se eu tivesse que escolher um (apenas um) lugar para te recomendar pra comer comida turca em Istambul seria o Hamdi! Primeiro, por que ele é altamente recomendado por todas as pessoas que foram lá, segundo por que tem um preço mais do que justo – pra não dizer barato, terceiro por que ele é super bem localizado e fácil de combinar com seus passeios por Sultahmet.

Hamdi Istambul

Foto de Hamdi – Não pude curtir essa vista linda porque estava nevando!

O cardápio é enorme… Não pense muito e peça um Kebab com Pistache. Não dá pra descrever o sabor daquela comida… só comendo mesmo! SEN-SA-CIO-NAL! Uma das melhores comida que já comi na vida!

Hamdi Istambul

Kebab de Pistache

Hamdi Istambul onde comer

Minha amiga que é de Istambul ria da minha cara de tão feliz que eu comia. Só de pensar que Istambul é tão longe me dá depressão. E se você for ao Hamdi você entenderá porque falei isso.

Hamdi Istambul

Foto de Hamdi – Fiquei em uma dessas mesas internas, próxima à janela! Linda vista!

O lugar não é emperequetado… simples até. Mas a vista é linda também. Tem o Menu em Inglês que não achei que ajudou muito porque muito dos temperos são turcos né… vá no feeling mesmo.

Onde fica? Tahmis Caddesi Kalçın Sokak No.11 Eminönü – İstanbul

Site Oficial: http://hamdi.com.tr/

4. Eleos

Esse é um restaurante pequeno, mega escondido, intimista mesmo. Minha amiga Didar, que mora lá que nos levou, parece um lugar nada para turistas.

O restaurante é grego e descobri que muito da culinária grega tem relação com a turca. Achei o lugar lindo! Outra coisa que lembrei na hora lá é que tem o olho turco que todo mundo fala que é grego e vice-versa. De quem é o olho eu não sei, mas gostei do Eleos, ok?

A vista do lugar é linda também! :)

Eleos Istambul onde comer

Eu e Didar, minha irmã turca!

Achei o restaurante todo muito fofo!

Eleos Istambul 2

Se forem para jantar, reservem!!!!

Os pratos são enormes e a especialidade da casa são os peixes. Se eu fosse comer lá de novo pediria pra dividir. Os turcos têm uma mania de grandeza quando falamos da quantidade de comida viu. Jesus, acho que nunca comi tanto quanto nesse dia!

Eleos Istambul

Entradas, vinha uma bandeja e você escolhia que entrada queria… Não sei explicar as escolhas direito porque escolhi pela aparência mesmo

Eleos Istambul onde comer

Isso era pra ser um prato individual.

Quando estiverem na Turquia não deixem de provar o Raki, bebida alcóolica típica de lá. Tão vendo essa garrafinha à esquerda (abaixo)? Pois é, o garçom mistura com água e a bebida fica branca (foto abaixo à direita). Parece mágica. Me parece que eles bebem bastante isso por lá… Achei que tem um gosto meio de anis, não sei explicar. É bem forte, mas tem que provar!

Lembra que eu falei que vocês devem andar pela Av. Istiklal (aqui)? Então, esse restaurante fica meio escondido nessa avenida mesmo… no começo dela, depois de comer ali, faça a digestão andando pela avenida depois… o que acham? Sugiro andarem por ali depois de irem à Torre de Galata (já falei dela aqui).

Onde Fica? İstiklal Cd No:231 34200 Beyoğlu, Istambul, Turquia – perto do metrô Sishane

Atenção: Siga exatamente o endereço. O restaurante não tem uma fachada para a Av. Istiklal – como eu disse o restaurante é bem escondidinho… dentro de um prédio antigo. Sigam o endereço e vá entrando. Vai parecer estranho, mas você estará no lugar certo. Garanto!

Site Oficial: http://www.eleosrestaurant.com/

5. House of Medusa

É um restaurante pequeno, com preços justos e muito aconchegante bem no centro do centro histórico, bem próximo à Cisterna da Santa Sofia (já falamos dela aqui). Para entender melhor o por quê do nome do restaurante dá uma lida sobre o que dissemos no post que indiquei antes…

Junto ao restaurante funciona um hotel estilinho boutique que me pareceu igualmente aconchegante.

Medusa Istambul

House of Medusa Istambul

Por ali encontrará comida turca de qualidade. O Menu é enorme e um pouco confuso, mas confesso que ter um Menu em português ajudou muito. O menu está na página oficial do site. Indicamos o site logo abaixo.

Pedi o kebab que levava o nome da casa e não me arrependi. Mais uma vez, pratos muito bem servidos, pra não dizer enormes!

House of Medusa Istambul onde comer

Medusa Istambul

Meu boy pediu um carneiro… Achou muito bom!

Se o clima permitir, experimente sentar na varanda.

Onde Fica? Yerebatan Caddesi No:9 – Sultanahmet – Istanbul 

Site Oficial: http://medusarestaurant.com/?slide=home-page – você pode ver o menu e fazer reservas pelo site

6. Rua Nevizade 

Ali na rua Nevizade só tem restaurantes. Do ladinho da praça Taksim, o lugar é animado tanto durante o almoço quanto durante o jantar. Não parece tanto nas minhas fotos porque passamos por lá no meio da tarde hehe.

Achei a rua um charme. A região toda por ali é muito gostosa de passear. Mas se estiver por ali e tiver dúvida de onde comer, tá aqui uma sugestão. E a gente fica perdido por lá mesmo, então achei uma dica super válida.

O cardápio dos restaurantes são bem parecidos pelo que a Didar (a minha amiga, irmã e guia turca) disse, mas se você quiser a sugestão de um restaurante por ali, tente o Imroz.

Nevizade Istambul onde comer

7. Kemal Usta Waffles

Aiai… esse lugar dispensa qualquer comentário extra… Só queria que vocês provassem. Igual no Brasil a gente tem self-service de sorvete lá eles têm um sel-service de waffle e você vai colocando o que quiser em cima. Foi uma perdição, diversão… tudo junto e misturado!

Os waffles são uma paixão dos turcos, depois de comer aquilo pude entender por quê! Vou deixar vocês com as imagens, por que nesse caso, elas realmente valem mais do que mil palavras:

Kemal Usta Waffles

Existem outros Waffles famosos em Istambul, mas esse é imbatível.

Kemal Usta Waffles

Pode escolher todos os itens que quiser! Se joga!

Kemal Usta Waffles

Nós pedimos com tudo e mais um pouco, claro! :)

No Site Oficial vocês podem entender melhor da coisa toda – vale a visita: http://www.kemalustawaffles.com/

Onde Fica? Existem várias por Istambul, o que fomos fica em: Moda Cad. Osman Zeki Üngör Sk. No:2 – Kadiköy İstanbul