Vinha acompanhando a construção do Guanciale via redes sociais… e posso começar o post dizendo que valeu a espera!

Guanciale Londrina

(foto de Thomaz Setti)

Antes de se esbaldarem com as comidas, segurem a ansiedade e saibam mais sobre o Guanciale. Thomaz Setti, um dos proprietários junto com Oscar Engmann, conta um pouco da trajetória para o nascimento desse restaurante que veio pra ficar:

6 anos atrás, comecei em São Paulo uma jornada na qual sempre quis que terminasse desse jeito: com o meu próprio restaurante. Passei por diversos lugares, conheci outras culturas, procurei aprender técnicas para um dia conseguir atingir esse objetivo. Nesse caminho conheci várias pessoas, chefs renomados como Fabio Leone, Alessandro Saba, Marcelo Bastos, Sérgio Arno, Manu Buffara e Maysa Rossato, todos eles tem um lugar especial aqui e sou eternamente grato a todos por terem tido primeiro paciência, e depois por terem me ensinado sempre tudo que puderam.

Mas isso não seria possível sozinho, tenho comigo um grande amigo, um cara que cativa pelo carisma, e acima de tudo pela competência e capacidade dentro de uma cozinha. Meu sócio Oscar Engmann, formado na melhor escola de gastronomia do país, o Senac de Campos do Jordão, tem uma trajetória muito longa e vencedora, tem passagens por Campos do Jordão, São Paulo, Londres, Bangkok, Pernambuco e finalmente voltando pra Londrina onde acabamos colocando em esse projeto em prática. Dividimos a mesma opinião, de que quando as pessoas saem de casa, procuram algo que as conforte, que sintam bem, e o ato de comer é um deles… Simplesmente isso… Comer…

E assim nasce o Guanciale (gwan•tshia•le), que é uma espécie de bacon não defumado de origem italiana (Umbria – Lazio e Região Central) feito com bochechas do porco. O termo deriva de guancia (gwan•tshia), italiano para bochecha.

Essa iguaria acaba tendo um sabor muito mais pronunciado e uma textura bastante sublime em comparação com bacon ou pancetta por exemplo. É usado na cozinha clássica italiana em pratos como o sugo all’amatriciana e alla carbonara, e sua substituição é considerada uma heresia gastronômica. Seguindo esse rumo, essa é a nossa proposta, fazer uma cozinha clássica, não apenas italiana, mas de outros países, respeitando a origem dos pratos, os ingredientes, e as técnicas da maneira mais fiel possível. 

Bom, depois de comer lá posso dizer que a sensação é que o que sai da cozinha de Thomaz Setti e Oscar Engmann  é diversão e capricho! Tudo que comi ali tinha um sabor inacreditável… é como se eles estivessem sendo praticamente irônicos com o meu paladar. Todo trabalho deles rendeu uma noite agradabilíssima pra mim e para os meus amigos. Fomos lá nessa última sexta-feira e já reservei mesa pra essa semana.

Já falei algumas vezes no Blog o quanto acho que Londrina merece lugares novos e o quanto temos fome de coisa nova… e quando digo nova, quero dizer nova mesmo. Não queremos mais do mesmo! O Guanciale me surpreendeu muito por isso, o tradicional e o inusitado tudo num menu frente e verso, sem complicações.

Tá… aí você chega… pára na frente daquela casa com uma plaquinha escrito Guanciale na frente, já está devidamente atualizado do que tudo aquilo significava e tal, mas ainda vem o frio na barriga da expectativa! Adoro o inesperado, a surpresa… Vamos entrar no restaurante e ver qualé! Já adianto que o que te aguarda é aconchego, você vai esquecer o friozinho que está lá fora! Uma decoração moderninha e ao mesmo tempo com uma pegada de abraço, não sei explicar. A luz é perfeita, a parede de tijolinho, a ACÚSTICA – Senhor Amado, como eu amo chegar num lugar e conversar sem ser incomodada e escutar a música sem ser incomodada!

Gente, atentem-se para o que o Thomaz disse lá em cima a pronúncia é Gwan-tshia-le, ok??

Guanciale Londrina

Ante sala que te espera no Guanciale enquanto você aguarda sua mesa… Aconchego puro!

Eu sei que nessa altura do post vocês estão de saco cheio de mim… para manter vocês aqui no Destinos e Receitas, continuarei apenas com fotos e seus respectivos comentários. O resto é com vocês!

Vamos às entradas: Pedimos 4 das 7 opções do cardápio: Arancini, Rolinho Crocante de Pato, Terrine de Legumes Grelhados e Steak Tartare. Todas as opções foram compartilhadas e bem servidas. Estávamos em 6 pessoas e foi mais do que suficiente.

Guanciale Londrina

Os bolinhos são os Arancini, bolinhos de risoto com abóbora, sálvia e queijo!!!

Faltou a foto do Tartare, mas, com esforço, vocês podem vê-lo ao fundo desta foto acima! :)

Guanciale Londrina

Rolinho Crocante (e muito!) de Pato

Guanciale Londrina

Terrine de Legumes Grelhados

Comentários: Confesso que assustei! Minha expectativa era alta, mas nem tanto! Foi um dos melhores sustos que levei em Londrina nos últimos tempos! Tudo com um sabor único, com execução perfeita, com uma apresentação linda. Minha noite estava ganha! Bom, e aí, como vi que tudo estava num nível muito alto de excelência, uma crítica… gostaria que o Terrine de Legumes  tivesse menos cream cheese para sentir mais o sabor dos legumes. Não que não estivesse bom, estava e muito. Pediria de novo facilmente, mas ele acabou não encantando tanto quanto as outras entradas. Se fosse um restaurante “comum”, legal e tal… comeria o Terrine e acharia maravilhoso, mas comparado com as outras entradas excelentes, maravilhosas, assustadoramente surpreendentes, o Terrine acabou perdendo pra as opções. Porque nem Jesus agrada a todos e a gente sempre tem um pitaco pra dar!

Destaques: Arancini – me senti na Itália… o queijo do recheio fazia puxa puxa sabe?! Um caso de amor! E o Rolinho de Pato incrível também! É um rolinho primavera bem leve, com a massa fininha e mega crocante!

Pratos Principais: 3 SpaghettiAll´Amatriciana, outro com Bacalhau e o Carbonara. Pedimos também o Arroz de Pato com Chorizo e Batata Palha, o Cordeiro com Pesto e Couscous Marroquino Noisette de Mignon com molho Chimichuri e Salada

Guanciale Londrina

Spaghetti all´Amatriciana

Guanciale Londrina

Spaghetti com Bacalhau, Legumes e Azeitonas Pretas

Guanciale Londrina

Spaghetti alla Carbonara – ORIGINAL!!!!!

Guanciale Londrina

Meu prato! Arroz de Pato com Chouriço e Baata Palha! Tempero indescritível!

Guanciale Londrina

Pernil de Cordeiro, com pesto romesco e couscous marroquino.

Guanciale Londrina

Noisette de Mignon com molho Chimichuri e Salada

Difícil comentar todos os pratos por que não provei todos. Mas todas as escolhas foram aprovadas! Fui provando um pouco daqui e um pouco dali e concordei com as aprovações. Amei a minha escolha, que foi o Arroz de Pato, com um tempero DI-VI-NO. Recomendo! Já estou com saudades do meu prato!

Sobremesa: Bom… aqui vou dizer o seguinte… “trust” no bacon, peça a sobremesa e não questione. Só peça… e volte aqui para agradecer a dica!

A sobremesa IN BACON WE TRUST é imperdível, um brownie de chocolate com crocantes de bacon e sorvete de creme… qualquer tentativa de explicação será em vão. Vai e pede! Fiquei em êxtase! Bacon lovers vão surtar!

Guanciale Londrina

Sobremesa – In Bacon We Trust

Muita gente me perguntou de preço:  Podem esperar um preço justo. Quando eu digo isso não quero dizer que o prato custa caro por que é bom de mais e que vale o gasto. Quero dizer preço bom mesmo… Pratos de R$29 a R$62. Bom né?

E aí… preciso dizer mais alguma coisa? gostaram do Guanciale? Dica melhor do que os pratos: ligue antes e reserve sua mesa!

Onde Fica? Rua São Francisco de Assis, 102, Londrina – PR

Horário: Terça a Sábado – a partir das 19h

Telefone: (43) 3025-7004