Tenho alguns leitores indo para Paris e esta é uma dúvida muito comum: Como ir do aeroporto ao centro de Paris?

Primeiro de tudo informo que Paris é servida por três aeroportos: O Charles de Gaulle (CDG), é o maior e mais importante e provavelmente por onde você chegará se estiver indo do Brasil para lá. O segundo aeroporto é o Orly, menos e mais próximo. O último, que não é em Paris é o Beauvais, a uma hora e meia da cidade, é usado principalmente pela empresa aérea low-cost Ryanair.

Pois bem, a dica aqui ficará para o aeroporto mais comum e o maior, o Charles de Gaulle. Fui escrever a dica aqui e percebi que já usei todas as maneiras…

São basicamente 3 opções interessantes e segurastáxi, trem e ônibus. Sendo que existem 2 opções de ônibus. Vamos explicar melhor. Calma lá… Primeiro, as 3 formas são ótimas, não existe uma melhor que a outra, tudo depende do que você prioriza e precisa… conforto, rapidez, economia. Sim, existem outras opções, mas essas são as minhas preferidas, ok!?

Trem (RER):

O RER é o trem de Paris e região. E ele possui uma estação dentro do Charles de Gaulle. Coloquei essa opção primeiro porque é a minha maneira preferida. Acho prático porque o aeroporto é muito bem sinalizado, o trem é rápido e – o que me importa muito sempre – é econômico. Porque gastar mais quando se pode gastar menos não é mesmo!? Porém, se você estiver viajando pesado, com muitas malas, carregá-las dentro do trem pode ser uma tarefa um tanto desconfortável.

Quando chego em cidades europeias via aeroporto vejo se há trem no aeroporto para me transportar ao centro. Essa é sempre a minha primeira opção.

Em Paris, antes de acessar as plataformas, você passará na bilheteria, compre seu ticket (9,75 euros) e depois procure pela plataforma de embarque da linha B do RER, localizadas entre os terminais 2D/2F e 2C/2E .

Pegue o trem no sentido Robinson ou St-Rémy lès Chevreuse. Desça na estação Châtelet-les-Halles (viagem durará uns 30 min), que fica no centro de Paris e, lá de dentro, pegue um metrô até o seu hotel. Se não quiser pegar um metrô pode sair da estação e pegar um taxi até o hotel. Se estiver no centro uns 15 euros no máximo devem resolver o problema.

O RER que você pega no aeroporto também pára nas estações Gare du Nord (viagem de 25min), Saint-Michel-Notre-Dame e Denfert-Rochereau (viagem de 35 min), todas dentro de Paris, mas menos centrais que a Châtelet, ok? Essas estações também possuem ligações com o metrô, desça em alguma delas caso seja mais conveniente/próxima do seu hotel.

RER

Essas são as paradas do RER em Paris e a Conexão de cada parada com metrô. Bem explicativo.

O trem passará nas estações a cada 10 minutos, 15 aos finais de semana.

 

Táxi:

 

O táxi é o meio mais confortável para ir do aeroporto ao centro de Paris. Não precisa se preocupar em contratar transfer privativo ou procurar um transfer por lá. Se estiver procurando conforto siga as indicações de taxi nas placas do aeroporto e pegue um taxi oficial (Taxis Parisiens)…  e pronto. Os táxis são seguros e bem mais simples do que ter que reservar e procurar e as vezes esperar alguém te buscar. Não aceite alguém lhe oferecendo táxi dentro do aeroporto. Mesmo se tiver fila na porta do aeroporto, aguarde um pouco, vai rapidinho!

Não, não é o meio mais barato, uma corrida do aeroporto CDG até o centro de Paris custa 50/60 euros. Se você estiver sozinho o negócio fica caro, mas confesso que já desci de um voo da Tam em Paris e ao esperar pelas malas conversei com mais gente que ia pro centro e rachamos um Taxi! Ficou barato, rápido, prático… Ahhh aviso aos navegantes, além do valor da tarifa, os táxis por lá cobram uma taxa de aproximadamente 3 euros por mala transportada. Triste. Se estiver viajando em grupo o táxi pode ser até mais econômico do que viajar de trem ou de ônibus.

 

Ônibus:

Existem duas opções de ônibus que saem do aeroporto ao centro de Paris, o Le Cars Air France e o RoissyBus. Já usei os dois. Porque não usei o trem, se é o meu meio preferido? Porque nessas duas vezes que usei os ônibus minha acomodação ficavam perto das descidas dos ônibus, portanto acabava compensando descer e ir à pé ao hotel/apartamento. Já falei sobre alugar apartamento no Airbnb aqui. Já aluguei 2 vezes em Paris e super recomendo.

Les Cars Air France:

Antes de mais nada, mesmo que você tenha voado em outra companhia você pode pegar o busão da Air France. E mesmo que você tenha voado de Air France você paga para usar o busão, ok!?

São um pouco mais confortáveis do que o outro ônibus que vou indicar pra vocês, mas escolham entre o Air France e o RoissyBus pelas paradas. Escolha a que tiver parada mais próxima. Se for voltar pelo Charles de Gaulle já compre ticket de ida e volta (28,50 euros). O ticket de uma perna apenas custa 16,60 euros. Grupos a partir de 4 pessoas tem 15% de desconto.

Air France

Os ônibus passam em cada ponto a cada 30 minutos (entre 5h45 até 23h – 7 dias por semana) e o trajeto do/para o aeroporto dura 1 hora. Custa 17 euros por pessoa (comprando pela internet, 15,50 euros). Mais informações e compras online aqui.

Você poderá descer na Porte Maillot (entrada da cidade), na Gare Montparnasse,  e na Place de l’Étoile (próxima ao Arco do Triunfo). Todas as paradas terão estações próximas onde você poderá pegar um metrô, ou, se preferir. Tome um táxi.

Obs.: Você poderá encontrar uma pequena variação de preço pois o preço depende de onde você descerá, ok!? Ah, esses preços são comprando on line, pelo site que indiquei acima, na hora são uns 2 euros mais caro e pode comprar direto com o motorista.

Para voltar para o aeroporto você pegará os ônibus nos mesmos pontos de descida.

RoissyBus:

O RoissyBus é o ônibus da RATP (a empresa parisiense de transportes públicos) que liga os aeroportos ao centro de Paris. É uma excelente opção. Esse bumba passa pelos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto CDG a cada 15 minutos, das 6h às 19h, e a cada 20 e 30 minutos, alternadamente, das 19h às 23h.

Autobus roissy

O ponto de chegada em Paris é em frente o palácio Garnier (Ópera de Paris), nas esquinas das ruas Scribe e Auber. A estação Opéra é servida pelas linhas 3, 7 e 8 de metrô. Ou, assim, como nas outras opções, dali é só pegar um táxi.

O preço do trajeto é 11,60€. Mais barato que o Ônibus da Air France. O ônibus tem espaço para bagagem… tudo arrumadinho. Não é um puleiro. A viagem leva uns 60 minutos dependendo do trânsito.

No site da RATP você encontra todas as informações sobre o uso dos transportes municipais, além de traçar itinerários com rapidez e eficiência. Nesse simulador de itinerários você pode selecionar o percurso pelos critérios de “mais rápido”, “mais econômico” ou “com menos interligações”. A ferramenta indica passo a passo as linhas e sentidos das estações que você deve utilizar, além de informar o tempo total do traslado até o seu destino – calcula até a quantidade de CO2 gasto no trajeto.

Obs.: Esse mesmo serviço serve também o aeroporto de Orly através do OrlyBus, que liga o aeroporto à Denfert Rochereau, ao preço de 6,40€ por trajeto.

Mais informações aqui.

———–

Se quando chegar lá não estiver seguro de que modo escolher, procure um guichê da Office de Tourisme. Lá eles te fornecerão mapas detalhados da cidade e do sistema de transporte urbano parisiense, além de prestarem todas as informações necessárias a quem acaba de chegar à cidade. Os mapas do sistema de transporte também podem ser obtidos gratuitamente em qualquer guichê de atendimento das estações do RER e do metrô.

Para maiores informações, acesse o site CDG Facilie, o guia virtual simplificado do aeroporto Charles de Gaulle.

Esse link mostra todos os acessos via transporte público: aqui. Parece um pouco confuso, mas depois de entender quais são as possibilidades dá pra ver as paradas de cada um deles aqui. Seja de bumba, seja de trem.

———–

Para Juliana, que me perguntou como ir do aeroporto ao centro… Considerando o seu hotel, pegue o trem (primeira indicação do post), desça na estação Châtelet-les-Halles e vá à pé ao seu hotel que estará à 500m da estação. Melhor impossível! Boa viagem!