Já pensou em se sentir em casa durante as suas viagens? O AirBnb é um canal confiável de reserva de hospedagem ao redor do mundo. Ali as pessoas anunciam ou descobrem e reservam apartamentos, quartos, chalés, flats, iglus, castelos, barracas, vilas e etc… seja via computador ou celular. É muito prático. Por enquanto, são mais de 34.000 cidades e 190 países.

O Airbnb é uma maneira de fazer dinheiro com seu cômodo/imóvel sobrando ou simplesmente de poupar dinheiro alugando um apartamento/quarto no seu próximo destino. De sobra, você tem a chance de conhecer gente de diversos lugares do mundo.

A reserva é feita diretamente com o dono do local alugado. Na maioria das vezes é uma boa forma de economizar um bom trocado na sua hospedagem e viver experiências que dificilmente você encontraria em um hotel.

airbnb Villa Toscana

Villa na Toscana (foto de Airbnb)

airbnb casa trancoso

Casa em Trancoso (foto de Airbnb)

Como reservar?

Primeiro, você precisa se cadastrar no site do AirBnB. Se você preferir, pode usar a sua conta no Facebook para isso. 

A pesquisa é como a do booking.com: você procura pela cidade, informa o número de pessoas a se hospedar e quantos dias precisa e ele te dá uma lista com as ofertas.

Navegue pelas opções.

Airbnb Porto Centro

Linda hospedagem no Centro da cidade de Porto, Portugal (foto de Airbnb)

Normalmente, dependendo do tamanho da cidade você encontrará muitas opções e genéricas, para melhorar a sua pesquisa e não se perder no mar de opções comece a filtrá-la.

No lado esquerdo da tela, você pode reduzir (ou aumentar) as opções. Você pode indicar a faixa de preço da sua estadia, pode indicar o bairro, comodidades da acomodação (quantos quartos, Wi-Fi, ar condicionado, piscina e etc) e MUITO IMPORTANTE, você também pode filtrar sua pesquisa informando se deseja alugar um quarto ou o local todo. SEMPRE verifiquem isto antes de alugar, tem gente que pensa estar alugando um apartamento todo quando está alugando apenas um quarto.

Analise tudo do imóvel que você está interessado. Fotos, localização, descrição do imóvel, regras da casa (alguns não aceitam fumantes, por exemplo), as comodidades e o perfil de cancelamento (são 5 tipos de cancelamento de reserva).

Procure fotos com o selo “AIRBNB”. São garantia de fotos reais e em concordância com a descrição do apartamento.

Airbnb São Paulo Vila Madalena

Apartamento em São Paulo, Vila Madalena (foto de Airbnb)

Leia os comentários. Acredito ser mais seguro alugar um espaço que tenha um bom número e qualidade de comentários. Claro, que não significa que um proprietário sem comentários não seja confiável. Também não significa que você pode confiar de olhos fechados em todos que tenham bom feedback. É questão de bom senso. Mas se fico na dúvida sobre alguns apartamento, a espanto pelos comentários.

Depois de escolher algumas opções você pode salvá-las numa “Wish List” (Lista de Desejos) ou já enviar uma mensagem para o proprietário (na língua dele ou inglês mesmo). Você também pode realizar a reserva pelo “Reserve já“.

O pagamento é feito pelo site, com cartão de crédito ou com sua conta no Pay Pal. Após preencher seus dados para pagamento, sua confirmação de reserva estará disponível em até 48 horas. O valor é repassado ao proprietário do imóvel 24h após o check-in. O site ainda verifica as condições das casas e cuida para que o valor pedido seja compatível com o da vizinhança.

Antes de chegar no destino entre em contato com o anfitrião para confirmar o horário da sua chegada e como será feita a entrega das chaves.

 Assim como num hotel há horário de check-in e check-out. No entanto, por não ser um hotel e depender única e exclusivamente da autorização do proprietário, há possibilidade de flexibilidade nesses horários. Se necessitar de um “late check out” converse com o proprietário.

Minha Experiência no Airbnb

Já aluguei apartamento em Barcelona e em Paris via Airbnb. Recomendo, deu tudo certo. Os anfitriões estavam me esperando no horário combinado no apartamento para me explicar tudo que precisava. E os anúncios foram fiéis ao que encontrei nos apartamentos. O Airbnb é sempre uma alternativa nas minhas viagens. Sempre me pauto pelo número e qualidade das recomendações do anfitrião e, até hoje, deu sempre tudo certo.

 

Famosos Alugando via Airbnb

Um dos fregueses mais famosos é o ator Ashton Kutcher, que possui três casas cadastradas e já alugou casas em Atenas, Berlim, Itália e Nova York.

Outro famoso é o Ronaldinho Gaúcho, que disponibilizou sua humilde casinha para a Copa do Mundo.

airbnb Casa Ronaldinho Gaúcho

Casa Ronaldinho Gaúcho (foto de Airbnb)

Lugares Imperdíveis

Dá só uma olhada na lista de 27 lugares imperdíveis que a BuzzFeed fez, tudo com hospedagem do Airbnb: aqui.

Para fazer sua pesquisa e a sua reserva acesse o site: Airbnb