Mais uma dica de planejamento de viagem… tem quem ame e tem quem odeie planejar viagem. Eu amo de paixão, acho que tanto quanto viajar. Acredito que desvendar previamente o destino que vai conhecer lhe traz a segurança de que fará um bom aproveitamento do seu tempo e investimento.

Falando em bom aproveitamento, já falei algumas vezes por aqui que viajar bem não é algo só para quem tem muito dinheiro sobrando. Lógico que você precisa ter algum dinheiro sobrando, mas acredite… milagres existem. Basta se informar. Informação lhe poupa tempo (durante a viagem) e dinheiro. Estamos aqui para te ajudar nessa batalha.

Tenho estado em êxtase em descobrir algumas “novas” ferramentas. Sou do tipo que antes de viajar gosta de ter em mãos TODAS as opções de acomodação, locomoção, etc e ir pesquisando uma a uma para ver a que melhor me atende.

Antes de continuar neste post, recomendo que leia a parte este artigo: aqui. Ali trago várias dicas de planejamento. Se você já domina aquelas dicas e quer algo mais agressivo, lhe apresento o HOTWIRE.

O que é o Hotwire?

Já imaginou ficar num hotel 5 estrelas por metade do preço? Isto é possível! O Hotwire é um site de reserva de acomodação no mundo todo, com descontos ÓTIMOS, mas no “escuro”, ou seja, sem que você tenha certeza de previamente de onde vai se hospedar.

Tirando épocas de muita procura, os hotéis oferecem cerca de 50% de desconto nas diárias. E a maioria dos hotéis que fazem parte do sistema Hotwire pertencem à grandes cadeias hoteleiras (Intercontinental, Westin, Omni, Sofitel, W Hotels, Hyatt, Sheraton, Hilton, Crowne Plaza, Radisson, Indigo, Four Points, Holiday Inn, Best Western, Ramada e etc). Há também os que não fazem parte de rede hoteleira, mas ainda assim o negócio vale a pena.

O Hotwire trabalha com parceria com dos sites como Expedia.com, hoteis.com, tripadvisor. Ou seja, não é um site qualquer, ok!? É confiável.

Pesquisei muito sobre o assunto antes de decidir colocar aqui pra vocês e gente não vi absolutamente NINGUÉM reclamando dos hotéis recebidos. Tudo muito justo.

Vamos às explicações, pois basta entender as “regras do jogo” para se dar bem.

Passo a Passo para Rerserva no Hotwire

Bom, como qualquer site de buscas e reservas de hotéis, preencha a cidade e data e mande ele buscar hotéis (“find a hotel”).

 

hotwire find hotel

Abaixo, o resultado da nossa pesquisa. Escolhemos como exemplo a cidade de Nova Iorque, de 10 a 17 de setembro de 2014.

hotwire secret hot rate hotels

Mantenham-se na Aba da ESQUERDA (em vermelho)

Como percebe-se acima, o Hotwire lhe apresentará 2 listas. Uma na aba “Secret Hot Rate Hotels” e outra em uma aba “Standard Rate Hotel“. A stantard não nos interessa, se quiser uma compra pelo standard (modo tradicional) prefira as referências do post Como Fazer um Bom Planejamento de Viagem – Parte 1. Portanto, por aqui, voltemos às nossas ofertas… fique na aba dos “Secret”, como na imagem acima. Além da lista de ofertas, no site você também verá um mapa separado por regiões. 

Entendido até aqui? Simples, não?! Agora vamos começar a filtrar nosso hotel. Clique sobre as áreas desejadas no mapa (portanto, conheça bem o seu destino). Eu selecionei várias áreas do miolo de Manhattan (ótima sugestão de localização) – perceba que elas estão em cores diferentes (vermelho) das áreas não escolhidas (verde). Você pode selecionar quantas áreas desejar de uma só vez.

A lista de hotéis se atualizará conforme a sua escolha. Para refinar ainda mais, pesquise pelas estrelas dos hotéis também. Escolhi hotéis 4 e 5 estrelas para ter garantia de acomodação boa (segundo eles, o número de estrelas decorre da avaliação dos clientes e não auto-classificação dos hotéis).

hotwire areas stars

Para refinar a pesquisa: áreas selecionadas no Mapa (em vermelho) e estrelas (4 e 5 estrelas)

 

hotwire midtown ny

Marquei com um X a minha escolha de hotel e a localização dele no mapa de NY

Dessa lista, marquei com um X o hotel que achei mais interessante e a sua respectiva localização. Um hotel 4 estrelas que fica em “Midtown Central Area“. Uma localização ótima, entre Times Square e Central Park. Curti a localização e 4 estrelas é mais do que suficiente pra mim. Vejam que nesta opção economizo 40% em minha estadia. As diárias não incluem café da manhã, salvo quando especificado nas “amenities”.

O Hotwire pode prestar também para você dar um upgrade de hotel pagando o mesmo preço de um 3 estrelas, por exemplo, num 4 ou 5 estrelas. Ou simplesmente para economizar reservando nas categorias menos estreladas.

Voltando, cliquei na opção do nosso hotel 4 estrelas em Midtown.

hotwire deal hotel

Leiam atentamente sobre a oferta escolhida!

 

Viu… ele te dá uma dica: o último hotel nessa categoria/região foi o Park Central New York Hotel. Ao lado direito da imagem você pode ver a categoria dos hotéis que você pode receber (Hyatt, Sheraton, Sofitel e etc). Gente, este etc é importante, não é porque ele diz que pode ser um desses que será um desses, ok!? Pode ser que você receba um hotel desvinculado à uma grande rede de hotéis, mas com a mesma categoria de estrelas e naquela região. Nunca vi ninguém se sentiu injustiçado com o hotel que recebeu.

Veja na imagem acima também as “Amenities”. Role a página do seu hotel e leia e releia tudo que estiver ali. Muitas vezes o Hotwire lhe oferecerá também a nota do hotel secreto no TripAdvisor; um explicativo sobre a área escolhida e alguns exemplos de hotéis daquela categoria naquela área.

Preste muita atenção nas informações sobre o hotel, principalmente na localização.

Decidido? Clique em “Book Now“. Dali pra frente o negócio fica meio auto explicativo. Vá preenchendo os formulários exigidos.

Você informará os dados do seu cartão e, assim que confirmarem o pagamento, lhe enviarão e-mail com a confirmação do pagamento e com a informação de qual hotel você ficará e de toda a sua reserva.

IMPORTANTE: Após o pagamento você não poderá alterar a reserva feita e, se você não escolheu pagar por um reembolso (as vezes nem há esta opção), a reserva não será reembolsada.

Dicas Extras

-> As grandes cidades, principalmente as americanas são as que possuem melhor e mais quantidade de divisão de áreas. No nosso exemplo de Nova York, vejam que existem inúmeras áreas dentro de Manhattan. Fica fácil restringir/filtrar sua pesquisa assim. Em cidades menores (veja o mapa da cidade no hotwire antes de pré-julgar a cidade) não recomendaria a compra pelo Hotwire pois a área seria muito ampla e você pode reservar um hotel em lugar muito afastado de onde deseja, exemplo disto, Budapeste, que apresenta apenas duas áreas de mapa: Buda e Peste.

-> Na sua reserva, geralmente estão incluídos impostos e taxas, verifique esta informação em algum canto antes de pagar. As vezes isso dá uma baita diferença na reserva tradicional. Atentem-se a isso quando forem comparar o hotwire com booking.com e hoteis.com.

Betterbidding – A “santa” ajuda

Tá com medinho tá!? Tá afim, mas não tem coragem? Sofre de problemas cardíacos? Calma… Calma! Para tentar descobrir quais as possibilidades de hotel que receberá na sua reserva você pode contar com o fórum betterbidding (em inglês). Que nada mais é do que um fórum de discussões sobre este site e mais um, o Priceline, que será tema de outro post futuramente. 

Sites

Para acessar o site da Hotwire: www.hotwire.com 

Para seguir as dicas do Betterbidding: www.betterbidding.com

 

*** Gostou da dica? Já usou o Hotwire? Conte pra gente!