Se você pretende ir pra Praga já sabe que é uma cidade linda né? Aqui vão algumas dicas de como aproveitar a cidade. Estive em Praga duas vezes em estações diferentes e a cidade é linda de qualquer jeito gente. Diria que Praga é uma cidade que parece de mentira, linda linda!

Já dei dicas de hotel em Praga por aqui e por aquiambos ficam no centro histórico de Praga que vou chamar por aqui  no post de cidade baixa. Assim como Budapeste, Praga é dividida em dois lados, com o rio Danúbio no meio dividindo a cidade. O lado do centro histórico é o que terá mais atrações a serem visitadas e que será mais fácil de caminhar porque é plano é ali que recomendo que procurem hospedagem. Olhando para o mapa, o centro histórico estará do lado direito do Rio. Ao lado esquerdo do Rio fica a parte alta, onde está o Castelo de Praga, lugar lindo, cheio de altos e baixos e e encantos surpreendentes e com vistas lindas da cidade.

Mapa Praga

Mapa de Praga com destaques para Pontos Turísticos

Bom, agora que vocês já se situaram na cidade, vamos falar dos pontos destacados no Mapa porque quase não dá pra ver né.

1. Praça do Relógio e Centro Histórico

Na foto vocês veem a Praça no inverno, o frio não espanta as pessoas, elas se concentram ali na praça para comer uma comidinha típica de uma das barraquinhas… Seja o porco, seja um quentão, seja chopp (mesmo no frio)… Todos os caminhos levam à Praça do Relógio. Mesmo que você queira fugir da praça você passará por ela várias vezes durante a sua viagem.

Praga Praça do Relógio

Movimentação no Fim de Tarde na Praça do Relógio

De todas as comidinhas típicas, quando cheguei lá estava louca para provar o Trdelnik, que nada mais é do que um pão doce típico de Praga… Ali na Praça do Relógio vocês encontrarão… Babem um pouquinho que eu já volto:

O pão é uma delícia, sequinho, leve e quentinho, feito na hora, como podem ver.

Praga - Praça Principal 6

Praga + Trdelnik = Um caso de Amor! Ao fundo, Igreja de Nossa Senhora de Týn, entrada difícil de encontrar!

Praga - Praça Principal

Essa é a Torre do Relógio

Praga Centro Histórico

As ruas no Centro Histórico são uma delícia de passear sem pressa!

O Relógio Astronômico de Praga é esse monumento que vocês vêem aqui abaixo, ele fica numa das torres da antiga Prefeitura de Praga.

O Relógio se forma de 3 partes, um mostrador astronômico que mostra a posição do Sol e da Lua, a “Caminhada dos Apóstolos” que você identificará pelos bonequinhos dos 12 apóstolos que saem da parte superior do relógio a cada hora completa e um calendário “normal” que mostra os meses.

Há uma lenda urbana, dentre as várias lendas de Praga, que diz que o construtor do relógio foi cegado após terminá-lo para que não construísse outro igual. Se você achar a lenda legal pode tentar acreditar nela, porque muita gente realmente acredita. Mas o fato é que não é verdade… o relógio foi construído em partes, por várias pessoas e foi reconstruído várias vezes durante uns 4 séculos…  Por exemplo, ao final da Segunda Guerra Mundial a Prefeitura foi atacada pelos alemães e o relógio sofreu sérios danos para depois ser reconstruído.

A cada hora cheia as pessoas se aglomeram em volta do relógio para assistir ao seu show. É rapidinho, logo em seguida a multidão se desfaz.

Aqui, o site oficial da Prefeitura de Praga (em inglês) para quem quiser mais informações, inclusive uma explicação decente sobre o funcionamento do relógio. Pra mim ficou complexo de mais, sorry! Achei super interessante, mas não sei explicar em palavras.

Ahhh, importante, saibam que é possível subir na Torre! Eu não subi, mas se você quiser ter uma vista do centro histórico fica a dica!

Horário para subir na Torre: Terça – Domingo: 9h-22h; Segunda: 11h-22h. Preço: 120 coroas tchecas

2. Ponte Carlos ou Karluv Most

Essa é a ponte mais famosa e também a mais antiga de Praga. Acho ela linda e é ela que atravesso para ir da cidade baixa ao Castelo de Praga. Dali é possível ter lindas vistas da cidade, além da vista da própria ponte em si.

A ponte tem o nome de Ponte Carlos em homenagem a Carlos IV, foi ele quem mandou construir a ponte e foi ele que colocou a primeira pedrinha da ponte, com as próprias mãos.

Praga - Ponte Carlos 2

É, atualmente, uma área exclusiva para pedestres, o que aumenta ainda mais o charme do lugar. Por ali você verá artistas vendendo quadros, fazendo retratos à mão, músicos e gente vendendo lembrancinha (não é o melhor lugar para compra, já aviso!).

Praga - Ponte Carlos

Essa é uma das Torres de Entrada na Ponte Carlos

Pela ponte você encontrará 30 esculturas, se eu não me engano, todas elas são de santos. A estátua de  São João Nepomuceno é a mais concorrida pois, segundo a lenda (viu, falei que Praga tinha várias lendas!), você terá muita sorte se passar a mão nas placas de cobre que ficam abaixo da estátua. Você saberá qual é a estátua porque verá a galera parada por ali.

Praga Ponte Carlos

Ponte Carlos – Tentando a Sorte

Ponte Carlos Vista do Kampa Park

Ponte Carlos Vista do Kampa Park

Ela é linda, não?

4. Praça do Museu Nacional de Praga

Essa é uma praça enorme que fica em frente ao Museu Nacional de Praga, você identificará rapidinho o museu, o prédio é lindo e imponente. Pela praça você encontrará diversas barraquinhas de cachorro quente espalhadas, não deixe de provar!

Praga Praça do Museu

Praça do Museu – A foto ficou contra o sol, mas tá valendo

As barraquinhas de cachorro quente ficam abertas até tarde. Então, se você quiser fazer uma boquinha tarde da noite, este é o lugar. Também, nem podia ser diferente mesmo, Ao longo da praça, além das casas de câmbio, você encontrará diversos bares, discotecas e casas de show. Os promoters te abordam na rua perguntando se você quer entrar. Se topar, tenha certeza de onde está se metendo… Casa de Shows não significa Broadway, com atores em cima do palco, mas mulheres fazendo strip-tease, ok?

5. Igreja do Menino Jesus de Praga

Essa Igreja se chama Igreja de Nossa Senhora da Vitória, mas é mais conhecida como Igreja do Menino Jesus de Praga. É um dos lugares de peregrinação mais famosos de toda a República Tcheca.

O Menino Jesus de Praga é uma pequena e muito amada estátua de cera, que representa Jesus Cristo quando pequeno. Numerosos milagres foram atribuídos ao Menino Jesus, inclusive a proteção da cidade de Praga durante uma invasão.

Praga - Menino Jesus de Praga

Os adoradores da estátua, ao longo do tempo, foram dando riquíssimas roupas à estátua em forma de agradecimento pelas bençãos concedidas. Dentro da Igreja há um museu (entrada gratuita) com as roupas do Menino Jesus de Praga, uma mais linda do que a outra.

Menino Jesus de Praga

Museu com Roupas do Menino Jesus de Praga

Em reforma, mas ainda assim, linda!

Em reforma, mas ainda assim, linda!

Endereço: Chrám Panny Marie Vítězné Karmelitská 9, 118 00 Praga 1 – Malá Strana

6. Castelo de Praga

O Castelo de Praga é simplesmente o maior do mundo! Quando você estiver por lá concordará comigo. Ele é tipo uma cidade inteira. Por ali estão a Catedral de São Vito, o Convento São Jorge, a Rua Dourada, o Palácio Real… etc etc etc

O Castelo de Praga fica no lado alto da cidade, do outro lado do Rio para quem está no Centro Histórico. Dali é possível ter vistas lindíssimas da cidade.

Antigamente moraram ali os reis da República Tcheca. Atualmente, quem mora em um dos pedaços do Palácio é o presidente da república.

Vou deixar vocês com a imagem e recomendar um blog que eu adoro para mais detalhes sobre passeios por ali, o 360 Meridianos, os posts do Rafael são uma delícia de ler, aproveitem: aqui.

Praga Castelo Vista

Essa é a vista que se tem do Centro Histórico quando estamos no Castelo

..e mais vista...

..e mais vista…

Praga - Castelo Vista

… e mais vista… você também não vai resistir e vai tirar 1000 fotos

Praga - Castelo entrada

Uma das entradas do Castelo, nós a usamos como saída…

Praga - Castelo - Troca da Guarda

Castelo de Praga – Troca da Guarda

Praga - Castelo 2

Catedral de S. Vito – é possível subir nessa Torre mais alta

Catedral de São Vito

Fundos da Catedral de São Vito

Horários de Abertura da Catedral de S. Vito:

De Novembro a Março: segunda a sabado: 9h – 16h. Domingo: 12h e 16h.

De Abril a Outubro: segunda a sabado: 9h – 17h. Domingo: 12h e 17h.

Mais informações sobre a Catedral de São Vito aqui no site oficial (em inglês).

7. Kampa Park

Se vocês tiverem visitado todos os outros monumentos e ainda quiser bater perna pela cidade e se tiver um dia bonito ou ao menos com um tempo bom, passeie pelo Kampa Park. Esse parque fica pros lados do Castelo de Praga, o lugar é MA-RA-VI-LHO-SO e super gostoso para relaxar. Vá sem pressa. O parque é tipo um bairro inteiro, é enorme.

Repito, estive duas vezes em Praga, uma no outono e outra no inverno. Essas fotos são do passeio no outono, não sei se no inverno o parque fica verdinho assim, mas deve ser bonito também. Mas vá bem encapotado.

Praga Kampa Park 4

Kampa Park – ao fundo a Catedral de S. Vito

Praga Kampa Park 3

Outono em Praga

Foi no Kampa Park que tive as vistas mais bonitas de Praga.

Praga Kampa Park

As vistas mais lindas de Praga você terá no Kampa Park

Tem quem anime de subir na Torre que existe no Kampa Park, que é conhecida como a Torre Eiffel de Praga, mas não me animei não, achei baixinha, imagino que a vista seja tão linda quando se têm no chão.

Praga Kampa Park 2

Torre Eiffel de Praga ao fundo, bem pequena! ehehhe