Olé!!!!!

Receita de Destino do Blog trouxe uma receita espanhola hoje: Tortilla de Patata, ou melhor, pra nós aqui… Tortilla de Batata né, mais fácil de falar. 

Essa tortilla é um dos clássicos da gastronomia espanhola. A receita é super simples de fazer e ótima para acompanhar uma carne, salada… para um café da tarde com pão. Espero que gostem e bom apetite!

Tem uma lenda que diz que foi uma mulher pobre quem criou a Tortilla, ela vivia nas montanhas de Navarra. Navarra era um dos antigos reinos da península ibérica, no Norte da Espanha. Numa noite de inverno, um dos caras mais importantes do Reinado de Navarra surgiu na casa desta senhora com uma tropa e ordenou que ela fizesse algo para eles comerem. Parece que a cozinha dela não tinha nada além de ovos, cebolas e batatas. Com medo de negar-se a cumprir a ordem do chefão ela fez o que dava. Cozinhou tudo em fogo baixo e tcharam… estava feita a primeira Tortilla de Batata.

Tortilla de Batata

(Foto de spain.info)

Tortilla de Batata

(Foto de taringa.net)

Tortilla de Batata

Porção para 4 pessoas.

Ingredientes

  • 4 batatas médias,
  • 4 ou 5 ovos,
  • 1 cebola média,
  • ¼ l de azeite,
  • sal.

Preparação

Descasque, lave e seque as batatas. Corte-as em fatias finas e coloque-as em uma frigideira funda com o azeite para que cozinhe lentamente, em fogo médio.

Adicione a cebola cortadas em semi círculos bem fininhos.

Lentamente, frite as batatas até ficarem macias e começando a dourar. Vá retirando as batatas que já estiverem douradas com uma escumadeira e deixe-as escorrer num papel toalha.

Após cerca de 10 minutos o azeite secará.

Bata os ovos em uma tigela com um pouco de sal. Adicione os ovos batidos às batatas e cebola.

Volte a colocar um pouco de azeite na frigideira e adicione a mistura de ovos, batatas e cebola. Deixe a panela em fogo médio por cerca de 5 ou 10 minutos, até dourar na parte inferior. Cuidado para não grudar no fundo, vá mexendo com delicadeza para que não desmanche a tortilla e ao mesmo tempo não grude na frigideira.

Com a ajuda de uma tampa de panela ou de uma espátula, com cuidado, vire a mistura para dourá-la do outro lado. Se achar que precisa dourar mais continue o procedimento, dourando um lado de cada vez.

Depois de dourada dos dois lados, sirva a tortilla quente ou fria. Se preferir também pode cortar a tortilla em pedaços pequenos e servir sobre pedaços de pão, neste caso, sugerimos colocar por cima azeitona e alecrim, fica uma delícia!

Bom apetite!

Imprimir IMPRIMIR