Gente, eu não tomava café, aprendi na Itália e hoje não largo mais. Antes de ir pra lá nunca pensei em provar Tiramisù porque achava um desperdício de caloria hehehe, já que não gostava de café. Mas conto que mesmo para quem não gosta de café essa receita é muito muitoooo boa… bem suave e com um sabor único, diferente de qualquer outra sobremesa.

Aprendi a fazer esse Tiramisù nas aulas de culinária que fiz em Florença. É uma receita puramente italiana que dá para fazermos aqui no Brasil.

Tiramisu

Ahh… na receita vai mascarpone, que as vezes, dependendo de onde você estiver é meio difícil de encontrar. Se você não conseguir o mascarpone meu professor disse que você pode substituir por ricota. Confesso que apesar de não gostar das substituições já fiz com ricota e deu tudo certo!

Ps.: Se você também for de Londrina, como eu, saiba que pode encontrar Mascarpone no Furuta (Mercado Shangri-la). Ligue antes para confirmar, ok?  Tel.: (43) 3327-3796. Ahh, as vezes também tem no Viscardi Premium (43 – 3378-7910).

É uma receita fácil, principalmente se você tiver uma batedeira, mas não precisa necessariamente, ok!?

História do Tiramisù

As regiões da Itália, mais precisamente a Toscana, Piemonte e Veneto disputam a origem do Tiramisù. Existem muitas lendas sobre a origem, mas o que não resta dúvida é que Tiramisù significa “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, assim chamado por ser muito energético… ou melhor, afrodisíaco mesmo. Por favor, não me obriguem a explicar hahahaha.

A versão oficial diz que o Tiramisù nasceu, no século XVII, em Siena, na Toscana, quando alguns pasteleiros, antecipando a chegada do grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici, decidiu fazer um bolo para comemorar sua grandeza. 

Decidiram fazer um bolo ou uma sobremesa que pudesse refletir a personalidade o Grão-Duque, queriam algo doce e saboroso, mas ao mesmo tempo preparado com ingredientes simples e, sobretudo, tinha que ser extremamente ganancioso.

E então surgiu o Tiramisù, que na época foi chamado de “sopa do Duke “em homenagem a Cosimo de Medici, que aprovou e levou a receita para Florença e, posteriormente, toda a Itália se rendeu à doçura do Tiramisù. 

Vamos à receita?!?! Ahh, fiz a receita em travessa grande, mas você pode montar porções individuais. Já vi algumas em taça de Martini, fica um charme só!

Ahhh de novo, não liguem pra linguagem que usei na receita. Coloquei direitinho como aprendi na Itália. hehehe

Tiramisù

Rende porções para 10 pessoas.

Ingredientes

  • 400g de biscoito savoiardi (champagne);
  • 120g de açúcar;
  • quanto baste de café forte e sem açúcar para molhar os biscoitos;
  • chocolate em pó ou pedaços de chocolate meio amargo bem pequenos (como preferir);
  • 6 ovos;
  • 500g de mascarpone (ou ricota caso não encontre o mascarpone).

Modo de Preparo

  1. Quebre os ovos e separe as claras das gemas. Acrescente metade do açúcar com as gemas e misture bem. Após, acrescente o mascarpone (ou ricota) à esta mistura até que fique homogêneo. Reserve.
  2. Acrescente o restante do açúcar nas claras e bata muito bem até obter claras em neves bem firmes (não pode ficar líquida). Esta é a parte menos fácil.
  3. Quando as claras em neve estiverem parecendo nuvens, com muita delicadeza acrescente-as à mistura de gema, açúcar e mascarpone que havia reservado. Misture com leveza de baixo para cima para não desmontar as claras em neve até obter um creme homogêneo e aerado.
  4. Agora que o creme está pronto, vamos aos biscoitos.
  5. Despeje o café em uma travessa pequena, apenas suficiente para caber um biscoito. E separe os biscoitos.

Montagem

  1. Pegue os biscoitos, um por um, e molhe-os rapidamente no café. Não é para deixar encharcar. Apenas molhe de um lado, vire, molhe do outro e e escorra. Tipo 2 segundos mesmo, senão o biscoito vai desmanchar e a sobremesa ficará com gosto muito forte de café. Coloque o biscoito na travessa que for servir o Tiramisù.
  2. Vá colocando um biscoito ao lado do outro até cobrir a base da travessa.
  3. Após terminar a base, despeje um pouco de creme, o suficiente para cobrir todos os biscoitos.
  4. Sobre o creme polvilhe o chocolate também suficiente para cobrir o creme.
  5. Monte mais uma camada de biscoito, se posicionou os biscoitos na horizontal na base agora coloque-os na vertical. Novamente, mais uma camada de creme e depois mais uma de chocolate. Repita esta tarefa até acabar os ingredientes ou preencher sua travessa. Termine sempre com uma camada de chocolate.
  6. Pronto! Agora, coloque por pelo menos 2h na geladeira e é só servir!

A receita ficará boa até 2 dias na geladeira.

Imprimir IMPRIMIR